Evento reuniu em cerca de 800 pessoas de diversos RPPS do estado e também do país que tiveram oportunidades de capacitação, atualização e troca de experiências nas esferas administrativa, financeira e jurídica.
Aconteceu na cidade de São José do Rio Preto durante os dias 09, 10 e 11 de abril, um dos eventos mais consagrados do segmento de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) o 20° Congresso Estadual de Previdência, organizado pela Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APEPREM). O evento foi realizado em parceria com o Ministério da Previdência Social, Prefeitura de São José do Rio Preto, Regime Próprio de Previdência Social de São José do Rio Preto (RioPretoPrev), Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), além de diversos patrocinadores.
O congresso teve uma ampla programação sobre os assuntos mais atuais no segmento de Previdência Própria. Além das palestras, ele é uma oportunidade única de capacitação, atualização e troca de experiências nas esferas administrativa, financeira e jurídica com gestores previdenciários do Estado e do País.
Dentre os diversos assuntos abordados, a palestra “A responsabilidade dos entes federativos na manutenção ou extinção dos Regimes Próprios”, ministrada pela Dra. Magadar Briguet, marcou a abertura do congresso e no dia 11 encerrando com chave de ouro a psicoterapeuta Luciane Farine Fochesatto ministrou a palestra "Descarte o que não soma e seja Feliz!". Na quarta feira dia 10, durante o jantar de confraternização a empresa patrocinadora master do evento presenteou todos os congressistas com o show da dupla Gian e Giovani deixando o evento mais grandioso ainda.
O Instituto de Previdência Municipal de General Salgado marcou presença no evento com 4 congressistas que puderam aproveitar todas as oportunidades para aprimorar ainda mais seus conhecimentos, de se atualizar sobre as suas carreiras e criar laços com os demais municípios participantes.
O Brasil tem 2.151 RPPS instituídos pela União, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, no estado de São Paulo além do RPPS estadual (SPPREV) são 218 municípios que possuem Regime Próprio de Previdência Social.
Autor: Ailton Lucas Nogueira