Com essa conquista, IPREM cumpre exigência das normas e regulamentos vigentes para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social (RPPS) dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Para a participação nos órgãos diretivos do IPREM os conselheiros, membros do Comitê de Investimentos e da Diretoria devem comprovar capacidade para exercer as funções. Essa verificação é feita por meio de um processo realizado por entidade certificadora, e desde 06 de dezembro, o Instituto de Previdência Municipal de General Salgado (IPREM-GS) tem 100% dos componentes dos órgãos diretivos com conhecimentos técnicos e experiência comprovadas.
Tal exigência era relatada nas fiscalizações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que devido a diversos motivos o IPREM-GS não conseguia certificar todos os seus membros, porém em 2023 a diretoria estabeleceu como uma de suas metas essa conquista alcançada em dezembro. O IPREM-GS vem investindo em capacitação de seus quadros profissionais através de participação em cursos, congressos e encontros sobre o RPPS, garantindo assim as boas práticas na gestão dos recursos e garantindo a qualidade e a funcionalidade dos processos de trabalho, bem como aumentando a transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.
Autor: Ailton Lucas Nogueira